Notícias

Confira notícias e informações da OAB Barra do Piraí.

Nota de Repúdio

A Diretoria da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro, vem a público emitir uma NOTA DE REPUDIO sobre a matéria veiculada no Jornal ACEBP da Cidade de Barra do Piraí - RJ, intitulada “Moda e Estilo Para Advogados”. Embora o título promova possíveis “dicas” para os advogados, no masculino, “as dicas” são direcionadas exclusivamente às advogadas.
 
A matéria, assinada por uma consultora de imagem e estilo e personal stylist, aponta erros que algumas advogadas supostamente cometem ao se vestirem para o trabalho e traz "dicas" de vestimenta, tais como: “Evite estampas chamativas, florais ou coloridas”; “vestidos e saias devem estar da altura do joelho para baixo”; “evite mostrar muito os pés”, dentre outras.

As mulheres são diariamente bombardeadas com tantos padrões de beleza, comportamento e vestimenta que a sociedade lhes impõe. Ao contrário do padrão cultural machista sugerido na reportagem, a Diretoria de Mulheres apoia que cada advogada encontre seu estilo com base em sua cultura, vivência e personalidade. Pensar que a vestimenta das advogadas define seu profissionalismo e querer padronizar todas é um erro.

É preciso romper com esse controle sobre o modo como as mulheres advogadas se vestem e as dicas sugeridas na reportagem, para reprodução do padrão masculino, perpetuando o terninho e o tailleur, conforme sugerido nas fotos da matéria, é no mínimo demodê.  

Acreditamos que a mulher não precisa ceder aos padrões culturais machistas existentes na sociedade, para demonstrar seriedade e competência de seu trabalho, e sim escolher roupas que a deixem confiante, dentro do seu estilo e individualidade, dada a pluralidade de modos de ser e de se expressar. Citando Coco Chanel, “Uma garota deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser.
Luciano Bandeira - Presidente da OAB RJ
Marisa Gaudio - Diretora da OAB Mulher da Seccional
Christopher Taranto - Presidente da 6a. Subseção OAB
Kátia Miki - Presidente da Comissão da OAB Mulher da 6a. Subseção
Rosania Figueira - Coordenadora da Diretoria de Mulheres do Sul Fluminense